Google

Orofacial #53 – Você Já Ouviu Falar de “Ponto de Contato Proximal”?

por

Você Já Ouviu Falar de “Ponto de Contato Proximal”?

Quando bem posicionado na boca, um dente deve tocar suavemente com os seus vizinhos.

Este contato chama-se “ponto de contato proximal”.

E por que este ponto de contato é tão importante? Simples: ele protege a gengiva presente entre um dente e outro da impacção de alimentos quando mastigamos os alimentos.

A impacção frequente de alimentos no espaço entre um dente e outro pode contribuir para a formação de doenças de gengiva e também de cáries entre um dente e outro. Fora os problemas de há lito, também conhecidos como halitose…

Se você for passar fio-dental entre os dentes e não sentir uma certa resistência ao penetrar no espaço proximal (isto é o fio dental “passa direto”, sem resistência) pode ser que você esteja com ausência deste ponto de contato proximal.

Ponto de Contato Proximal Ausente

Note as setas amarelas indicando pequeno espaço entre um dente e outro. Este espaço indica ausência de ponto de contato proximal, isto é, entre um dente e outro.

A ausência de ponto de contato proximal também pode ser percebida pela pessoa quando ela mastiga alimentos mais consistentes, tais como um bife.
Isto porque, quando falta este ponto de contato proximal, ocorre facilmente a impacção deste alimento fibroso entre um dente e outro, causando um grande desconforto à pessoa. A pessoa fica apreensiva e deseja rapidamente palitar os dentes ou usar um fio dental para remover o resíduo o quanto antes.

Para resolver esta falta de ponto de contato proximal, pode ser necessária a restauração do dente (“obturação do dente”) ou ainda ortodontia (aparelhos para corrigir a posição dos dentes).

Portanto, caso você esteja sem o contato contato proximal entre alguns dentes, procure orientação de seu dentista,ok?

Entusiasta e Amante da Saúde e Estética dos Dentes Perfeitos. Dedica muito de sua vida para ensinar às pessoas os seus conhecimentos de saúde para que elas mantenham a saúde de seus dentes, gengivas, boca e rosto. Eu Acredito Que o Conhecimento Pode Transformar a Vida de Uma Pessoa. Faço Este Blog para Poder Levar Tudo o que Aprendi em Minha Vida às Pessoas, Melhorando Assim a Sua Saúde, Estética, Bem-Estar e Auto-Estima.

Deixe seu comentário aqui