Google

Orofacial #45 – Aparelho para Corrigir os Dentes (Ortodôntico): Qual a Melhor Forma de Limpar o Espaço Entre os Dentes?

por

Aparelho para Corrigir os Dentes: Qual a Melhor Forma de Limpar o Espaço Entre os Dentes?

Alinhar os dentes, deixá-los mais bonitos sempre é algo bem positivo.

Para tanto, o dentista frequentemente lança mão de aparelhos ortodônticos fixos. Uma vez que eles são “fixos” isto é, “colados” nos dentes da pessoa, deve-se ter cuidados para a sua correta higienização diária.

Não é preciso dizer que a limpeza dos dentes e gengivas durante o uso de aparelhos fixos é bem mais difícil e detalhada do que sem o uso deles.

Aqui vão algumas dicas para a correta limpeza de dentes e gengivas durante o uso de aparelhos ortodônticos fixos:

 

1) higienize os seus dentes 3 vezes ao dia e sempre que se alimentar. Os alimentos grudam e se retém muito no aparelho ortodôntico, portanto a limpeza após cada refeição é fundamental;

 

2) Use sempre escova de dente, creme dental, fio dental com agulha passa-fio. Pode-se complementar a limpeza com a escova interdental, mas nunca substituir o uso do fio dental + passa-fio somente pela escova interdental;

Higiente Aparelho Ortodôntico: Agulha Passa-Fio

Agulha Passa-Fio Dental Permite o Perfeito Acesso aos Espaços Interdentais

3) Passe sempre o fio dental com a agulha passa-fio antes da escovação a fim de remover os resíduos e facilitar a limpeza dos dentes pela escovação;

4) Evitar o uso de alimentos açucarados (sucos, refrigerantes, balas, bolos e doces) entre as refeições e/ou antes de dormir. O risco a cáries aumenta muito quando a pessoa utiliza um aparelho ortodôntico fixo. Portanto, deve-se evitar o aparecimento de cáries dentais por meio de boa higiene e diminuição drástica do uso de açúcar nestes horários;

Ortodontia Evitar Açúcar entre as Refeições

5) O fio dental deve ser passado até abaixo do nível da gengiva a fim de prevenir a gengivite e consequente sangramento da gengiva. Muitas pessoas ficam com receio de passar o fio dental abaixo do nível da gengiva, achando que isso vai machucá-la…nada disso! Se você passar com suavidade e ocorrer o sangramento na gengiva, pode ser que você esteja com gengivite ou periodontite. Consulte o seu dentista, ok?

6) Sempre que for fazer a higiene dos dentes e gengivas, siga uma sequência, por exemplo, os dentes de cima primeiro do que os de baixo; de trás para frente…sempre na frente do espelho a fim de ver todos os detalhes da higienização, ok?

Entusiasta e Amante da Saúde e Estética dos Dentes Perfeitos. Dedica muito de sua vida para ensinar às pessoas os seus conhecimentos de saúde para que elas mantenham a saúde de seus dentes, gengivas, boca e rosto. Eu Acredito Que o Conhecimento Pode Transformar a Vida de Uma Pessoa. Faço Este Blog para Poder Levar Tudo o que Aprendi em Minha Vida às Pessoas, Melhorando Assim a Sua Saúde, Estética, Bem-Estar e Auto-Estima.

2 Comments to Orofacial #45 – Aparelho para Corrigir os Dentes (Ortodôntico): Qual a Melhor Forma de Limpar o Espaço Entre os Dentes?

Deixe seu comentário aqui

    • Lucélia, como vai?
      No blog, existem outros posts sobre gengivite e o seu controle.
      Também no canal do YouTube, você poderá encontrar muitos vídeos sobre saúde de dentes e gengivas.
      À sua disposição para outros esclarecimentos
      Wagner Munhoz