Google

Orofacial #30 – Qual a quantidade de pasta de dente (creme dental) devo usar para a escovação dos dentes?

por

Quanto Creme Dental Devo Usar na Escova de Dental?

Em propagandas de cremes dentais geralmente a gente vê a pessoa colocando uma linha inteira de creme dental na escova, em toda a extensão das suas cerdas.

 

Logicamente, a propaganda mostra desta forma a fim de induzir à pessoa para que ela gaste mais produto que o necessário…

 

Seja lá como for, não é a quantidade de creme dental que fará que você tenha uma boa higienização de seus dentes; ao contrário, às vezes muito creme dental significa “mais espuma na boca da pessoa”.

 

Esta maior quantidade de espuma faz com que a pessoa cuspa logo o excesso, induzindo-a a encerrar logo a escovação…

 

Em outras palavras, o excesso de creme dental além de gastar mais creme dental inutilmente, atrapalha a boa escovação dos dentes.

A fórmula que descreveria este fenômeno seria:

Escova+Creme Dental em Excesso = Muita Espuma + Saliva na Boca => Querer Terminar Logo a Escovação…

Então como fazer?

Fácil: Coloque a quantidade suficiente, semelhante a um “grão de ervilha” na escova (Foto). Isto já é mais que suficiente para uma boa escovação.

 Quantidade Creme Dental na Escova

Em tempo: durante a escovação de seus dentes, quando acumular muita saliva e espuma em sua boca, pode cuspir o excesso e continuar a escovação, ok?


O fato de ser necessário “cuspir o excesso de saliva e espuma” não é sinônimo necessariamente de “terminar a escovação”.

 

Até a próxima!

Veja mais sobre escovação de dentes neste post:

Escovação dos Dentes

 

Entusiasta e Amante da Saúde e Estética dos Dentes Perfeitos. Dedica muito de sua vida para ensinar às pessoas os seus conhecimentos de saúde para que elas mantenham a saúde de seus dentes, gengivas, boca e rosto. Eu Acredito Que o Conhecimento Pode Transformar a Vida de Uma Pessoa. Faço Este Blog para Poder Levar Tudo o que Aprendi em Minha Vida às Pessoas, Melhorando Assim a Sua Saúde, Estética, Bem-Estar e Auto-Estima.

8 Comments to Orofacial #30 – Qual a quantidade de pasta de dente (creme dental) devo usar para a escovação dos dentes?

Deixe seu comentário aqui

  1. Caro Wagner, tudo bem?

    Escovo os meus dentes 3-4 vezes por dia.

    Preciso usar creme dental em todas as escovações? Pois tenho a impressão que o uso tão frequente do creme dental nesta intensidade é mais cultural do que necessário.

    Obrigado,
    Daniel

    • Olá, Daniel.

      A resposta a esta sua pergunta pode parecer simples, mas na verdade não é bem assim.
      Explico melhor.

      Você disse em sua pergunta que escova os dentes 3-4 vezes ao dia, certo?

      Mas o dado mais preciso seria: “quantas vezes você HIGIENIZA os seus dentes por dia?”.

      Parece iguais os termos “escovar” e “higienizar”, mas não é.

      Isto porque “higienizar” significa passar o fio dental + escovação dentária + técnicas acessórias de higienização (se necessárias).

      Para você saber mais sobre as técnicas de higienização da boca, veja estes posts

      http://www.orofacial.com.br/orofacial_57

      http://www.orofacial.com.br/orofacial_58

      http://www.orofacial.com.br/orofacial_59

      O fio dental, por exemplo, quando corretamente utilizado, chega a ser mais importante do que a escovação dentária em si, mas por vezes é totalmente subestimado pela pessoa.

      Portanto, simplesmente “escovar os dentes” pela pessoa 3-4 vezes/dia – com ou sem creme dental – poderá ser inócuo, se não complementado pelo fio dental.

      Outra questão seria: Por que você higieniza os seus dentes e gengivas? Ou em outras palavras: Quais são os principais problemas que você procura evitar ao higienizar os seus dentes e gengivas?
      Cáries? Problemas gengivais (Sangramento de gengiva)? Problemas no suporte (periodonto, ou seja osso de suporte) de seu dente? Tártaro? Hálitose (mau-hálito)? Sensibilidade no dente? Branqueamento dental (eliminação de manchas nos dentes)? Ou todos estes fatores?

      Por exemplo, a higienização dos dentes e gengivas, facilita o equilíbrio da acidez da boca. Se adicionado o creme dental, o poder de equilíbrio é maior. Isto é mais significativo para as pessoa que fermentam muito frequentemente a sua boca devido à ingestão constante de carboidratos (açúcares).
      Existem pessoas que formam tártaros frequentemente, enquanto outras não. Para aquelas, o uso do creme dental, por conter princípios ativos e abrasivos, é mais importante.

      E aí vai, muitos exemplos, ok?

      Agora eu pergunto a você: Por que você me fez esta pergunta? Por que acredita que o creme dental prejudica os dentes? Para economizar creme dental? Para entender o significado do uso do creme dental? Ou por outro motivo?

      À sua disposição para outros esclarecimentos

      Wagner Munhoz

    • Paulo, boa noite.

      Este projeto digital Orofacial não é vinculado a nenhum consultório dentário.
      Caso queira a referência de algum dentista especializado, poderei lhe indicar aqui em São Paulo, ok?

      À sua disposição para outros esclarecimentos

      Wagner Munhoz

    • Daniel, como vai?

      Um creme dental padrão, possui na maioria das vezes 90 g de creme dental dentro do tubo.
      Levando-se em consideração, que um tubo de creme dental dura aproximadamente 45 escovações (ou seja 15 dias, escovando-se 3 x dia), 5 gramas de creme dental propiciará 2 a 3 escovações.

      Desde, é claro, seja respeitada a quantidade de creme dental na escova preconizada neste post.

      À sua disposição para outros esclarecimentos

      Wagner Munhoz