Google

Orofacial#23 – A Saúde dos Lábios

por

 

Como Manter a Saúde dos Lábios?

No post anterior, você pôde ver como os lábios são peça-chave para a estética do rosto e como que a relação entre eles e a distância entre os olhos devem se harmonizar a fim de se obter uma melhor estética.

Nunca é demais lembrar que a estética clássica tem a ver com a simetria, a harmonia com o todo e o equilíbrio entre as partes. Daí a relação dos lábios com outras partes do rosto ser assim tão importante para a estética…

Neste post vou falar para você um pouco a respeito de como a saúde dos lábios se relaciona com a sua estética.

Sim, a saúde e a estética andam uma com a outra. Pessoas adoentadas frequentemente possuem uma aparência ruim, não é mesmo?

No caso dos lábios, isso não é diferente.

Mas quando falo de “lábios” aqui, estou falando de uma parte dele apenas, que é chamada de “vermelhão dos lábios”. Ela é a parte onde a mulher passa o batom.

Esta parte não é bem mucosa, isto é, “pele úmida” (como a que se tem dentro da boca), nem tampouco “pele seca” (como a que se tem do lado de fora da boca). Ela fica bem na fronteira entre uma e outra.

Então, este “vermelhão dos lábios” assume ora papel de “pele úmida”, ora de “pele seca”, devendo ser tomados alguns cuidados muitos específicos.

E quais são estes cuidados?

1) Proteção contra os raios solares ultravioletas. Muitas vezes, a gente passa protetor solar diariamente no rosto inteiro (e também nas outras partes do corpo expostas ao sol), mas se esquece dos lábios. A radiação solar sem a devida proteção nesta área pode gerar – com o passar do tempo – o tipo mais comum de câncer de boca.
Para proteger os lábios pode-se aplicar batons com fatores de proteção (não é qualquer tipo de batom) ou ainda filtros solares específicos para esta área, os quais tem a forma de bastão (como se fosse um batom incolor).

Batons

Batons podem ser usados para hidratação e para proteção contra os raios solares ultravioletas. No entanto, deve-se checar na embalagem do produto se eles possuem estas características anti-ressecamento e de proteção contra a radiação solar.

2) Proteção contra o ressecamento. O ressecamento dos lábios é muito comum em pessoas que costumam respirar pela boca, ou em períodos de clima muito frio ou, ainda, em pessoas que insistem em molhar os lábios com a saliva por meio da língua.

Lábios Rachados

Lábios Ressecados

Para prevenir este quadro, deve-se hidratar os lábios com manteiga de cacau ou ainda hidratantes labiais (alguns deles associam hidratantes e protetores solares).

Protetores solares

Nunca é demais falar que deve-se corrigir o hábito de respiração pela boca e também de ficar molhando os lábios com a língua…

 

Até a próxima!

Entusiasta e Amante da Saúde e Estética dos Dentes Perfeitos. Dedica muito de sua vida para ensinar às pessoas os seus conhecimentos de saúde para que elas mantenham a saúde de seus dentes, gengivas, boca e rosto. Eu Acredito Que o Conhecimento Pode Transformar a Vida de Uma Pessoa. Faço Este Blog para Poder Levar Tudo o que Aprendi em Minha Vida às Pessoas, Melhorando Assim a Sua Saúde, Estética, Bem-Estar e Auto-Estima.

Deixe seu comentário aqui